Confira o guia completo do fluxo de caixa
Um indicador válido do desenvolvimento de uma empresa é a análise de seu fluxo de caixa. Por isso, você, empresário e gestor, deve ter total domínio sobre o assunto
Uma das preocupações dos empreendedores é o fluxo de caixa. Esta preocupação é baseada na necessidade de um conhecimento prático e uso otimizado do melhor método para administrar as finanças.
Uma boa gestão de fluxo de caixa é responsável por auxiliar os administradores a identificar problemas emergentes e tomar decisões rápidas e acertadas. Por isso, é importante que todos os donos de empresas saibam como calcular e verificar seus fluxos de caixa.
Por isso, preparamos este artigo visando esclarecer todas as questões sobre o fluxo de caixa, confira!
O que é o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é um dos principais indicadores da saúde financeira de uma empresa. Este relatório mostra as entradas e saídas de dinheiro na empresa ao longo de um determinado período.
Essas informações são críticas para o crescimento contínuo do negócio: elas ajudam os empreendedores a compreender suas finanças, prever os próximos passos e, principalmente, tomar decisões estratégicas para alcançar seus objetivos de curto e longo prazo.
Assim, é importante para todos os empreendedores conhecerem todos os aspectos importantes do fluxo de caixa e ter certeza de que as entradas e saídas de dinheiro estão sendo monitoradas corretamente.
Além disso, pelo fluxo de caixa, é possível avaliar a capacidade financeira da empresa, prever o que vai acontecer durante o período do relatório, ou seja, quanto de dinheiro estará disponível para novas operações e não deixar de ver importantes informações como as contas a pagar, compromissos de longo prazo, despesas não recorrentes e outros.
O que deve ser adicionado?
Um fluxo de caixa eficaz deve conter todas as movimentações de dinheiro. Por este motivo, é tão importante que todas as receitas e despesas sejam incluídas no relatório.
As receitas incluem todas as entradas de dinheiro, tais como:
- Receitas dos produtos e serviços;
- Receitas de empréstimos;
- Outras receitas operacionais.
Já as despesas incluem todos os pagamentos feitos pela empresa, tais como:
- Investimentos e compras de ativos;
- Salários e impostos;
- Despesas administrativas;
- Contas a pagar;
- Compra de material.
Como calcular o fluxo de caixa?
É simples calcular o fluxo de caixa, aproveitando sistemas automatizados ou planilhas eletrônicas. Tudo o que é necessário é classificar as informações financeiras de sua empresa por um certo tempo e seguir estas etapas:
- Registrar todas as receitas e despesas;
- Totalizar as receitas;
- Totalizar as despesas.
Depois, subtraímos o total de despesas do total de receitas. Se o resultado é positivo, isso significa que houve lucros.
Deve-se observar que os dados utilizados para este cálculo devem incluir todas as receitas e as despesas correspondentes da empresa. Isto permitirá que você alcance uma previsão exata do fluxo de caixa.
Tenha o apoio da ERS Contabilidade para ter efetividade na gestão do seu fluxo de caixa
A gestão de fluxo de caixa é extremamente importante para qualquer empresa. É a chave para o crescimento contínuo e a melhor forma de fazer com que as finanças da empresa fiquem saudáveis.
Por isso, é vital que todos os empreendedores entendam como criar e calcular um fluxo de caixa eficaz.
Para ter efetividade na gestão do seu fluxo de caixa, contar com o apoio de um profissional é extremamente necessário.
Por isso, a ERS Contabilidade oferece serviços contábeis, consultoria e planejamento. Conte com o nosso apoio para ter sucesso em suas finanças! Entre em contato conosco.
CLIQUE AQUI E TENHA AO SEU LADO APOIO ESPECIALIZADO NA GESTÃO DA SUA EMPRESA