Encargos sociais: o que são e como lidar com eles?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Saiba o que são os encargos sociais e como evitar problemas ao cumprir com eles

Não deixe que os encargos sociais venham tirar a tranquilidade da sua gestão! Saiba o que são e o que fazer para estar em dia com eles em sua empresa!

Lidar com tributos em uma empresa nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando se trata dos encargos sociais.

Trata-se de um assunto bastante específico, o qual traz muitas dúvidas ao dia a dia de gestores.

Sabendo disso, no artigo de hoje, trouxemos informações valiosas, as quais vão ajudar você a entender mais sobre o tema.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A ERS pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Em nosso material vamos bater um papo sobre o que, de fato, são encargos sociais, penalidades com as quais você poderá lidar ao não cumprir com eles, o que deve ser feito para estar em dia e a importância de apoio especializado ao enfrentar esse tipo de tema.

Isso posto, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

O que são encargos sociais?

A gente pode entender como encargos sociais, juntamente com os trabalhistas, aqueles que são recolhidos e convertidos em benefícios para os seus colaboradores.

Eles exercem grande peso nas contratações, pois são custos que acabam sendo incluso ao admitir um novo colaborador na empresa, fazendo com que os gastos do empreendimento em suas contratações possam ir muito além do salário pago.

Sendo assim, é preciso saber que existem diferentes tipos os quais sua empresa poderá estar obrigadas, nas próximas linhas vamos conversar sobre alguns deles:

Leitura sugerida:

FGTS

Trata-se da sigla para “Fundo de Garantia por Tempo de Serviços”.

Consiste em um valor que é pago pela empresa, o qual irá ser depositado em uma conta do empregado, a qual funcionará como poupança.

Ele terá acesso ao FGTS em momentos específicos, como, por exemplo, situações nas quais seja demitido sem justa causa, situação na qual o empregador deverá pagar multa de 40% sobre o saldo existente na conta.

Também é liberado para quitar o financiamento de imóvel ou ao ser acometido por doenças graves, como câncer e hanseníase.

O FGTS deve ser recolhido mensalmente, aplicando-se 8% sobre o salário do funcionário.

INSS

o INSS consiste em um órgão cujo objetivo é auxiliar o trabalhador, principalmente financeiramente, em situações nas quais ele esteja passando por dificuldades, principalmente ligadas à saúde.

Essa é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social e, além do colaborador, a empresa também deverá recolher um percentual sobre a folha, valor o qual será utilizado para financiar as atividades do órgão.

Geralmente a empresa precisa recolher 20% sobre a folha de pagamento, a título da contribuição patronal, mais outros percentuais referentes ao Risco Ambiental no Trabalho RAT).

PIS e Cofins

Trata-se de dois tributos calculados sobre o faturamento da empresa.

PIS é a sigla para Programa de Integração Social e os valores arrecadados a título dessa contribuição são direcionados para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e convertidos em seguro desemprego e também abono salarial.

Empresa optante pelo Simples Nacional tem o tributo incluso no valor do DAS.

Já optantes pelo Lucro Presumido precisam recolher 0,65% sobre o faturamento mensal e optantes pelo Lucro Real 3,00%.

Cofins é a sigla para Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e os valores arrecadados são destinados à saúde pública, assistência social etc.

O valor desse encargo social, pago por optantes pelo Simples Nacional, está incluso no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Quem recolhe pelo Lucro Presumido precisa aplicar 3,00% sobre o faturamento mensal e aqueles optantes pelo Lucro Real utilizam a alíquota de 7,6% sobre essa base.

Sistema “S”

Trata-se de 9 organismos que atuam com prestação de serviços públicos, as quais são administradas por confederações e federações, de forma independente e que não possuem ligação com o Estado, sendo elas:

  • Senai;
  • Senac;
  • Sesc;
  • Sesi;
  • Senar;
  • Sescoop;
  • Senat;
  • Sest;
  • Sebrae.

Eles atuam auxiliando, por exemplo, profissionais a se qualificarem e empreendedores a terem uma gestão mais eficiente, dentre outros aspectos.

Salário educação

Consiste em um encargo pago pelas empresas, o qual é destinado ao financiamento de ações ligadas à educação pública do nível básico.

O que fazer para estar em dia com essas obrigações?

Recolher esses encargos e muitas outras contribuições trabalhistas é fundamental para que a sua empresa fique longe de multas e autuações.

Perceba que não agir dessa forma poderá fazer com que você tenha sérios problemas, os quais, poderão afetar o seu caixa de maneira expressiva.

Exemplo disso é que, por exemplo, caso sua empresa seja optante pelo Simples Nacional e você esteja em débito junto ao INSS, poderá ser excluída do regime.

Dessa forma, como cada um dos encargos têm regras específicas para ser recolhido, inicialmente você precisa conhecer quais são aquelas que se aplicam à sua empresa.

Posteriormente é preciso realizar a apuração e pagamento adequados, dentro do prazo e conforme as exigências estabelecidas pelo fisco.

Lembre-se também que, por vezes, é preciso enviar declarações com dados referentes ao que é devido.

Dessa forma, é necessário ter em mente que você precisa cumprir de forma integral com todas as determinações das leis relacionadas aos encargos sociais.

Por que você precisa de apoio especializado ao lidar com os encargos sociais em seu negócio?

Como você observou até aqui, existem muitas obrigações ligadas ao assunto as quais precisam ser cumpridas pela sua empresa.

Contar com apoio de quem entende é uma decisão inteligente, a qual vai poupar sua gestão de equívocos que poderão trazer sérios problemas, inclusive ao seu caixa.

Isso posto, clicando no link abaixo você conhecerá quem pode ajudar você a lidar com essas questões com mais tranquilidade em seu empreendimento:

Contabilidade em Porto Alegre / RS

ERS Contabilidade: vamos ajudar sua gestão a ser mais simples

A gente pôde perceber, a partir da nossa conversa, que existem vários encargos sociais os quais devem ser pagos pela sua empresa.

Estar em dia com eles poupará sua gestão de dores de cabeça e nós, da ERS Contabilidade, temos a expertise necessária para ajudar você a lidar com esse assunto.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto as vantagens de ter a nossa parceria!

Preciso de apoio para lidar com a burocracia da minha empresa

Summary
Encargos sociais: o que são e como lidar com eles?
Article Name
Encargos sociais: o que são e como lidar com eles?
Description
Saiba o que são os encargos sociais e como evitar problemas ao cumprir com eles. Para saber mais do assunto, leia o artigo que publicamos!
Author
Publisher Name
ERS Contabilidade
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERS Contabilidade - Escritório de Contabilidade em Porto Alegre
Veja também

Posts Relacionados

Saiba O Que Fazer Para Se Enquadrar Nas Atividades Mei! - ERS Contabilidade - Escritório de Contabilidade em Porto Alegre

Atividades MEI: como se enquadrar?

Como se enquadrar nas atividades MEI permitidas? Descubra quais são e o que fazer para se enquadrar nas atividades MEI permitidas. Evite problemas na abertura

Recomendado só para você
Entenda o que são obrigações acessórias, quais as principais de…
Cresta Posts Box by CP