Reforma Tributária: Os Setores que Serão Impulsionados e as Grandes Oportunidades em Destaque!
Fique por dentro de tudo da reforma tributária! Leia nosso artigo e saiba mais!
A reforma tributária é uma das principais PECs aprovadas em prol da economia brasileira, pela Câmara dos Deputados, pois as principais medidas atribuídas a essa proposta é a redução de impostos e simplificação do sistema tributário brasileiro.
Todavia, apesar de ter sido muito comentada ultimamente, pouco se sabe ao certo dela, pois é algo muito novo, com escassez de conhecimento acerca de tudo que a reforma tributária irá modificar.
Dessa maneira, decidimos escrever este artigo com o intuito de facilitar esse entendimento e te mostrar como você, empresário, poderá aplicar todas essas modificações da nova reforma tributária. Confira, a seguir, e fique o mais preparado possível!
O que é a nova reforma tributária e suas principais mudanças?
A nova proposta de reforma tributária do Governo Federal tem como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro, eliminando tributos como PIS, COFINS e IPI, substituindo-os por um imposto sobre o valor agregado chamado Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Essa proposta foi apresentada pelo governo federal em julho de 2020, e estima-se que o novo tributo entre em vigor seis meses após a publicação da lei.
A necessidade dessa reforma tributária decorre do fato de que o sistema tributário atual dificulta o crescimento econômico e social do país, aumentando os custos das empresas, prejudicando a competitividade, penalizando os investimentos e gerando insegurança jurídica.
No entanto, uma reforma tributária bem-sucedida pode trazer diversos impactos positivos para o Brasil, tais como o estímulo ao crescimento econômico, a redução de custos, a atração de investimentos e uma maior justiça tributária.
De acordo com estudos, a reforma tributária tem o potencial de impulsionar um crescimento adicional da economia (PIB) superior a 12% em 15 anos, o que representaria um acréscimo de R$ 1,2 trilhão ao PIB de 2022.
Entenda mais sobre tributos em:
Benefícios da nova reforma tributária:
1. Simplificar o sistema tributário:
Esta reforma tributária prevê a simplificação do sistema tributário brasileiro, consolidando vários impostos em um único imposto, conhecido como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (IBS).
2. Redução da Carga Fiscal:
Esta reforma fiscal visa reduzir a carga fiscal das empresas, criar um ambiente de negócios mais favorável e promover o crescimento econômico.
3. Isenções fiscais e cortes salariais:
Esta reforma fiscal visa baixar os salários, encurtar o horário de trabalho e aumentar a criação de emprego.
4. Tributação dos dividendos:
A proposta de reforma tributária implanta um imposto sobre os dividendos, os lucros que são distribuídos aos acionistas de uma empresa. Atualmente, os dividendos são isentos de impostos no Brasil.
5. Simplificar o sistema de arrecadação de impostos:
A reforma tributária propõe simplificar o sistema de arrecadação de impostos, por meio da introdução de tecnologia, que permitirá uma cobrança mais eficiente e redução da sonegação de impostos.
Quer dominar a reforma tributária?
Nós, da ERS Contabilidade, te ajudamos a entender melhor!
Contamos com os melhores serviços e os melhores funcionários mais preparados e experientes disponíveis no mercado, especializados em resolver qualquer que seja o seu problema!
Entre em contato conosco, comece a dominar tudo sobre a reforma tributária e esteja um passo à frente da concorrência!
Domine e aplique a reforma tributária em sua empresa! Clique aqui!