Atualizado em Abril de 2023.
Veja como funciona o processo para fazer o contrato social de sua empresa de maneira correta
Descubra o que é, a importância e como elaborar um contrato social sem maiores problemas
Se você possui uma empresa, é essencial entender a importância de um contrato social bem elaborado.
Este documento é fundamental para estabelecer as regras e regulamentos da empresa, bem como as relações entre os sócios.
Um contrato social claro e completo pode evitar problemas legais e conflitos entre os sócios no futuro.
Além disso, um contrato social bem escrito pode proteger os investimentos e assegurar que todos os envolvidos estejam cientes de suas responsabilidades e obrigações.
Então, se você quer ter uma empresa de sucesso, não subestime a importância do contrato social.
Entenda mais sobre esse documento no decorrer do nosso artigo!
O que é o contrato social de uma empresa?
É um documento jurídico que estabelece as regras e condições sob as quais a empresa funcionará, bem como os direitos e deveres dos sócios.
É considerado a certidão de nascimento da empresa, pois nele constam informações básicas como quem são os sócios, qual é o objeto social da empresa, qual é o capital social, entre outras informações importantes.
O contrato social é elaborado no momento da abertura da empresa e deve ser registrado na Junta Comercial do estado onde a empresa está localizada.
Saiba mais sobre a importância do contrato social na abertura de empresa:
Como elaborar o contrato social de sua empresa?
Elaborar um contrato social pode ser uma tarefa complexa, mas é essencial para a criação de uma empresa. Acompanhe algumas das principais etapas a serem realizadas:
- Definir os sócios;
- Descrever o objeto social;
- Estabelecer o capital social;
- Definir as regras de funcionamento;
- Escrever como cláusulas específicas;
- Registrar o contrato social na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
É importante ter em mente que o contrato social deve ser elaborado com cuidado e atenção aos detalhes, a fim de evitar problemas futuros.
Por isso, é recomendável contar com a ajuda de um profissional especializado para garantir que o contrato esteja conforme as leis e regulamentos vigentes.
Qual a importância de legalizar sua empresa?
O contrato social é um documento fundamental para a regularização das atividades de sua empresa, afinal, determina uma série de condições relacionadas ao seu funcionamento.
Ter problemas com esse documento pode ser o ponto inicial de muitas outras dificuldades que sua empresa venha a enfrentar.
Dessa forma, a ERS Contabilidade pode ajudá-lo a evitar problemas fiscais com os documentos e obrigações da sua empresa.
Contamos com profissionais especializados, prontos para realizar um acompanhamento personalizado com relação às exigências legais para garantir bons resultados e sucesso para seu negócio.
Daremos total suporte para que as etapas de legalização e ajustes dos documentos, caso necessário, sejam feitos de maneira legal.
Conte com nossos profissionais para elaborar o contrato social da sua empresa
Estamos em atuação no mercado contábil há mais de 25 anos, realizando todo o acompanhamento junto aos nossos clientes para avaliar as melhores práticas e soluções para as suas necessidades.
Utilizamos sistemas tecnológicos para encontrar alternativas eficazes e possibilitar uma gestão contábil inteligente, na qual orientará para ter um crescimento e desenvolvimento acelerado no mercado.
Buscamos auxiliar em todas as burocracias, permitindo que você foque em outros pontos importantes do seu dia a dia